11 4166-1981       
Espanhol! Portugues do Brasil! Inglês

Central de Trânsito de Tempo Real

A mais avançada tecnologia para o controle dos semáforos em centros urbanos.

O contreal-tuc é o 1º sistema de controle de trânsito automático em tempo real brasileiro?

Sim, o CONTREAL-TUC é o 1º Sistema de Controle de Trânsito Automático em Tempo Real totalmente nacional. Isto quer dizer que ele possui todos os softwares e todo o hardware de tecnologia nacional, atualizados e pertencentes à Brascontrol, que é uma empresa 100% brasileira. O CONTREAL-TUC conta com a assessoria técnica internacional feita pelo especialista de controle de trânsito Prof. Markos Papageorgiou. Esta assessoria é apenas teórica, porém muito necessária, já que o Brasil não possui experiência em sistemas para este segmento. Podemos, então, classificar o Contreal-TUC como sistema totalmente de fabricação nacional solidificada com experiência internacional.

Porque nenhuma empresa brasileira tinha conseguido fazer um sistema desses antes?

Um sistema deste nível, de alta tecnologia, necessita de especialistas altamente capacitados e leva tempo para seu desenvolvimento. A necessidade do mercado era clara e várias empresas tentaram investir neste segmento, porém nenhuma empresa conseguiu lançar no mercado um sistema eficiente como os importados, pois a barreira tecnológica se mostrou ser muito grande necessitando muito esforço técnico, alto investimento e conhecimento específico de controle em tempo real. A Brascontrol saiu na frente e foi a empresa que conseguiu lançar no mercado um sistema moderno de controle de trânsito automático em tempo real. O sistema foi instalado na cidade de Macaé, Estado do Rio de Janeiro, e provou em campo a eficiência de alto desempenho, similar ou melhor que os sistemas importados. Com esta implantação, registrou-se no mercado brasileiro o 1º Sistema de Controle de Trânsito Automático em Tempo Real Pró Ativo do Brasil. Acreditamos que o sucesso se deve as parcerias que foram feitas e aos oito anos de desenvolvimento entre as partes, a conhecer:

  • BRASCONTROL- Empresa experiente que atua no mercado desde 1981, e detém experiência em automação industrial e na fabricação de equipamentos de controle eletrônico de tráfego.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Única universidade do Brasil a possuir um núcleo de pesquisa que atua ao mesmo tempo no desenvolvimento de técnicas de controle, equipamentos e centrais de tráfego.
  • PROF. ENG. MARKOS PAPAGEORGIOU - Um dos maiores especialistas em gerenciamento de trânsito da Europa e do mundo, possui larga experiência em núcleo do software para controle de trânsito em Tempo Real.
Como surgiu o contreal-tuc?

Criar um sistema de controle de tráfego que gerencie de forma eficiente o fluxo de veículos, diminuindo congestionamentos e o tempo de espera em semáforos é um desafio para as cidades. A Brascontrol em parceria com a UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, e um dos mais renomados especialistas de trânsito do mundo, o Eng. Markos Papageorgiou, desenvolveu um sistema pioneiro no Brasil - o CONTREAL-TUC, um sistema de gerenciamento de trânsito com tecnologia capaz de controlar o trânsito de forma automática e em tempo real.
O Projeto de Controle de Tráfego por Área em Tempo Real (CONTREAL-TUC), utiliza hardwares e softwares atuais e um algoritmo moderno de alta performance, totalmente configurável, que recebe as características dos cruzamentos da cidade e adapta o tempo dos semáforos ao fluxo de veículos atual, com base na medição do tráfego feita por sensores instalados nas vias, de forma instantânea e automática.
O controle em tempo real surge como uma evolução ao sistema de planos fixos que utiliza como parâmetro para a troca de planos apenas uma tabela horária, com planos de tráfego pré-definidos com base em contagens manuais do tráfego. Esta solução tradicional limita o desempenho da operação viária, já que as condições de trânsito não dependem somente do horário, mas também de fatores como o crescimento da frota e condições meteorológicas, acidentes e eventos. Em outras palavras, situações que não são previstas nos planos. Além disso, os dados obtidos nas contagens se tornam rapidamente obsoletos com o tempo, sendo necessárias constantes atualizações, ou seja, investir de novo em engenharia de trânsito.

Contreal-tuc: ação pontual e visão global da malha viária

O CONTREAL-TUC foi desenvolvido para agir localmente (em cada cruzamento) porém com uma visão global da malha controlada, isto é, as ações de controle em cada ponto são elaboradas considerando-se o peso de todos os outros pontos da rede de semáforos. Esta engenharia de tráfego faz com que o sistema seja mais robusto e eficaz que os sistemas tradicionais.

Contreal-tuc: sistema de tempo real pró-ativo

Todos os outros sistemas internacionais similares trabalham com controle pontual.

O Contreal-TUC é o único sistema deste tipo no mundo que é Pró-Ativo.
Por ser um diferencial técnico único, não é possível dar maiores detalhes de como é realizado o calculo, porém é possível explicar o resultado.

O Contreal-TUC consegue em tempo real antecipar o que acontecerá nos cruzamentos mais adiante, qual o tipo de trânsito chegará nos cruzamentos no próximo ciclo semafórico, antes mesmo que este aconteça.

Com isso, o sistema consegue determinar sua próxima programação semafórica, sem limitação e assim atuar de maneira única e muito mais eficiente que até os sistemas europeus e australianos.

Ondas verdes inteligentes (inclusive em vias de mão dupla):

O CONTREAL-TUC aplica em tempo real técnicas de engenharia de tráfego para calcular o melhor sincronismo “onda verde” para toda a malha viária, inclusive para vias de mão dupla. Isto garante o melhor resultado possível para a diminuição do número de paradas e a redução dos atrasos na malha controlada.
O controle em tempo real reduz entre 15% e 50% o atraso e o número de paradas dos veículos, em comparação com sistemas de planos fixos.

Cabos X GPRS ( envio de dados via celular )

Em sistemas de Controle de Trânsito em Tempo Real é comum o alto custo de implantação de cabos, fibra ópticas etc., mas no CONTREAL-TUC a solução implantada foi diferente e com custos bem menores.

A comunicação do CONTREAL-TUC entre os controladores e a central é feita via celular.
Esta solução é muito mais econômica pois o uso da tecnologia GPRS/GSM tem custo de implantação, operação e de manutenção menor do que o uso de infra-estrutura de fios e cabos para comunicação entre modems convencionais, além de outros problemas que são comuns em cidades que adotam o cabo: o problema do furto, poluição visual e grandes obras civís na implantação que geram transtorno para a população.

Benefícios do contreal-tuc:

Melhoria substancial do trânsito;
Diminuição do número de paradas em sinal vermelho;
Economia de combustível;
Diminuição de tempo de deslocamento;
Ajusta-se de forma autônoma a situações inesperadas;
Substitui o trabalho de engenharia de trânsito para levantamento do tráfego;
Aumento de segurança do motorista (por conta da diminuição do tempo de espera em sinal vermelho);
Meio Ambiente é beneficiado com diminuição de poluição veicular;
Transporte Coletivo é beneficiado com o gerenciamento do trânsito;
Melhoria na Gerenciamento do Sistema Viário e,
Maior desenvolvimento Urbano.

O QUE É CONTROLE DE TRÂNSITO AUTOMÁTICO EM TEMPO REAL?

O controle do trânsito automático em tempo real é atualmente a mais eficiente tecnologia para controle dos semáforos nas vias urbanas. Explicaremos de forma sintética como esta tecnologia funciona.

É instalada uma central de controle, com estações de trabalho e servidores de alta performance, que estarão interligados via GPRS (celular), radio, fibra óptica ou mesmo cabo aos controladores de tráfego, estes recebem dos laços detetores embutidos no pavimento das vias controladas, ininterruptamente e em tempo real as informações de volume de veículo e taxa de ocupação. 

O software da Central de Controle analisa os dados obtidos, faz os cálculos de engenharia de tráfego, gera uma nova programação de tempos para os semáforos conforme o trânsito real e transmite por GPRS (celular) para ser executada pelos controladores.

Tudo isso é feito de forma contínua e automática, em segundos, sem a necessidade da interferência humana.

Esta tecnologia é denominada “Controle de Trânsito Automático em Tempo Real.”

 

O desenvolvimento de um sistema de controle de tráfego de tempo real, nacional, pela empresa BRASCONTROL em parceria com a UFSC, permite às cidades brasileiras o acesso a esta tecnologia. Mais acessíveis, os produtos e serviços brasileiros geram uma economia de milhares de Dólares de investimento, e ainda evitam a importação e a dependência dos estrangeiros.

O controle de tráfego em tempo real é um sistema adaptativo, que recebe ininterruptamente informações do volume de veículos e dos níveis de fluidez das vias controladas. Estas informações recebidas são imediatamente processadas pelo sistema, novos tempos de verde, de vermelho e de defasagem são calculados, devolvidos aos controladores do semáforo e executados. Estratégias de controle e de coordenação permitem uma operação sincronizada dos semáforos, quando em rede. Este contínuo ajuste dos tempos dos semáforos à variação do volume de veículos na via, se revertem em muitos benefícios para as cidades e para os cidadãos, como:

Menor tempo de percurso:
A redução nos atrasos desnecessários e no número de paradas nos semáforos, propiciam tempos de percurso menores para os cidadãos, em seus deslocamentos para o trabalho e lazer, gerando economia brutal para a indústria e para o comércio..

Redução do consumo de combustível e da poluição:
Menos paradas nos semáforos, menos atrasos e tempo de veículos com o motor em funcionamento, reduzem de forma significativa o desperdício de combustível em viagens urbanas, e ainda, diminuem de forma considerável a poluição das cidades.

Aumento da Segurança:
O ajuste dos tempos dos semáforos de forma correta e sincronizada, aumentam a credibilidade e o respeito à sinalização semafórica, reduzindo acidentes. Ainda, em áreas de risco, principalmente no período noturno, evita paradas desnecessárias, evitando a ocorrência de roubos e mortes.

Melhoria da saúde e do bem-estar dos cidadãos:
A melhoria da poluição se traduz em melhora na saúde, menor tempo de percurso causam menos estresse nos motoristas, traduzindo-se em qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos.

Confira a Brascontrol
na Transpoquip

Veja o canal da Brascontrol no Youtube

Brascontrol
Ação Social

A Brascontrol apoia a Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção (AEBVB).

O projeto atende todos os meses a mais de 2.000 crianças e adolescentes em situação de risco social e abandono, e assiste a mais de 300 famílias.

-Veja Mais